Ultra Street Fighter IV capa Desenvolvedor: Capcom
Distribuidor: Capcom
Produtor: Yoshinori Ono
Plataformas: Arcade, PlayStation 3, Xbox 360 e PC (Windows)
Data de Lançamento: Abril de 2014
Gênero: Luta
Modos de jogo: 1 ou 2 jogadores competitivos
    Contexto Histórico

Durante o acontecimento do maior campeonato de jogos de luta do mundo, o Evolution, edição 2013 a Capcom anunciou mais uma atualização da sua série de sucesso: Street Fighter IV. O jogo foi programado para ser lançado no começo do ano de 2014, na forma de atualização do Super Street Fighter IV e também em sua versão completa. Ultra Street Fighter IV chegou primeiro aos arcades, no Japão (abril de 2014) e logo em seguida (3 de junho de 2014) chegou também em forma de atualização digital para Super Street Fighter IV (básico e Arcade Edition) para os consoles domésticos PlayStation 3 e Xbox 360. Em 5 de agosto do mesmo ano, chegou a edição completa, tanto na versão digital para download quanto na versão em disco físico para os mesmos consoles. A versão de PC (Windows), que pela primeira vez fez uso do sistemaSteam da Valve, já que o serviço Games For Windows Live, da Microsoft, foi descontinuado, saiu em 8 de agosto de 2014.

desenvolvimentoUltra Street Fighter IV foi desenvolvido para ser entregue aos consoles domésticos a tempo do campeonato Evolution 2014. Durante o desenvolvimento do jogo, a Capcom escutou vários “feedbacks” de jogadores ao redor do mundo e fez vários acertos referentes a balanceamento de personagens, inclusão de personagens novos e estágios transportados do Crossover Street Fighter X Tekken. Antes do lançamento da versão final, a Capcom apresentou em várias oportunidades a versão beta do jogo, para que os jogadores pudessem experimentar e palpitar sobre as mudanças que estavam sendo feitas. Os betas de Ultra Street Fighter IV rodaram o mundo em sua fase de desenvolvimento, inclusive no Brasil, promovida pela Capcom-Unity daqui.

jogabilidade

Além da eterna busca pelo balanceamento de personagens, a versão definitiva de Street Fighter IV trouxe algumas novas mecânicas de jogo:

Edition Select – Essa função permite o modo de escolha da versão do personagem. É possível escolher qual versão do personagem você vai controlar. Por exemplo, existem 3 versões de Sagat: Street Fighter IV, Super Street Fighter IV e Ultra Street Fighter IV. Essa funcionalidade é similar à versão de aniversário de 15 anos do Street Fighter, intitulada Hyper Street Fighter II, que pode ser encontrada na coletânea de 15 anos para Xbox e PlayStation 2, além da versão arcade.
Ultra Combo Double – Agora é possível ter acesso aos dois Ultra Combos do seu personagem ao mesmo tempo. Existe uma penalidade de dano. A vantagem é a maior flexibilidade de golpes durante o combate e o golpe fica disponível a partir do momento que a barra de vingança chega a metade de seu preenchimento total. A desvantagem é que os 2 ultra combos vão tirar menos energia do oponente.
Red Focus Attack – Uma nova modalidade de Focus Attack foi criada na versão definitiva do jogo. Podendo ser acionado gastando dois níveis da barra de Super Combo, o Red Focus Attack é mais poderoso do que o Focus Attack regular. Ele aguenta mais golpes em seguida sem quebrar a armadura e a barra de vingança do lutador vai ser melhor preenchida do que o Focus Attack simples. Para ativar o Red Focus Attack basta segurar os botões de Soco Rápido, Soco Médio e Chute Médio ao mesmo tempo.
Delay Stand – Agora é possível demorar um pouco mais para levantar do chão, enganando seu oponente quando for atingido por um golpe que não permite o levantamento rápido (quick recovery), como um agarrão, por exemplo. Para acionar o “levantamento atrasado” basta apertar dois botões quaisquer ao mesmo tempo momentos antes de tocar o chão.
personagens
Rolento – Ex membro da gangue Mad Gear. Oriundo do clássico dos arcades “beat ‘em up” dos anos 90 Final Fight, Rolento aproveitou a sua aparição no famoso Crossover Street Fighter x Tekken para entrar na era Street Fighter IV.
Hugo – Também vindo de Final Fight, Hugo debutou em Street Fighter III e também fez sua aparição no Crossover contra o hit de luta daNamco. Amigo inseparável de Poison, o brutamontes tem seu apelo cômico e é um personagem que teve uma boa aceitação do público.
Elena – Elena é originária de Street Fighter III. Africana lutadora de capoeira, a nossa simpática mulata foi muito bem transportada do Crossover contra o Tekken.
Poison – Essa é uma das personagens mais intrigantes do universo Street Fighter devido ao seu gênero (para saber mais sobre a Poison, nós recomendamos esses vídeos – parte #1parte #2). A exemplo de Hugo e Rolento, também foi criada em Final Fight e foi transportada para Street Fighter x Tekken.
Decapre – Muito foi especulado antes do anúncio da quinta nova personagem em Ultra Street Fighter IV. Durante o evento de jogos de luta “Final Round XVII“, o qual qualificaria para a Capcom Cup de 2013, foi finalmente anunciada a tão misteriosa quinta personagem. Trata-se de uma das dolls de M. Bison. O visual de Decapre foi muito semelhante ao de Cammy, mas seu modo de jogo nem tanto. Seus golpes são baseados em carregar, algo que lembra mais a própria Juni (Street Fighter Alpha 3). Decapre não foi exatamente muito bem recebida pela crítica. Muitos disseram que devido a tanta misteriosidade e tanta demora em revelar a personagem, algo mais substancial deveria ter sido revelado ao invés de uma “simples doll”.
controleNada de muito extravagante foi adicionado ao controle de Ultra Street Fighter IV. Algumas mecânicas novas, já citadas anteriormente, foram incluídas. A precisão de controle foi mantida. Recomenda-se o uso do Arcade Stick oficial desenvolvido e distribuído pela empresa Mad Catz, para maior precisão e melhor imersão no jogo, caso esteja jogando uma das versões caseiras.

Autor: Junião & Bruno

Tags relacionadas: Ultra Street Fighter IV

artworks

screenshots capas