“Você sabe dar o especial dele?”

especial

Por Junião [juniao@streetfighter.com.br]

Quem já não ouviu essa frase nas casas de arcade desse Brasil a fora: “Você sabe dar o especial dele?” ou “Solta o especial… agora!” ? Tenho certeza de que todos vocês já ouviram isso na vida, meus queridos companheiros. Se vocês leram essa matéria até aqui e não fazem a mínima idéia de onde eu quero chegar eu vos acalmo: seus conhecimentos sobre Street Fighter e seus “afluentes” podem ser completamente regenerados, ou ainda vocês poderão ter raiva de mim no final dessa leitura tão importante! 🙂

Agora, se você já faz idéia do que eu vou escrever a respeito, parabéns! Ou você me conhece pessoalmente e convive comigo, ou você é uma pessoa bem informada no que diz respeito ao mundo Street Fighter e jogos de luta da Capcom (ou as duas coisas, quem sabe…).

Então, você, garoto esperto, que adora um fliperama de vez em quando (ou de vez em sempre), está cansado de ouvir aqueles moleques na sua orelha (aqueles que nunca compram a ficha e sempre pedem pra você “deixar pegar um round”), na próxima vez que você estiver jogando com o Ryu alegremente e um desses garotos perguntar se você sabe dar o especial dele você responde taxativamente: “Claro que sei! Olha só:” e em seguida solte um hadouken, shoryuken e um tatsumaki pra ele ver!

O que..? Esse tal de Junião tá ficando maluco… ou talvez ele se enganou! Deveria ter dito Shinkuu Hadouken ou talvez um Shinkuu Tatsumaki Sempu Kyaku… ERRADO!

O motivo da minha indignação é muito simples: Ninguém tem a preocupação de aprender o nome das classes de movimentos adeqüadamente! É mais ou menos como se destruir a normativa da língua na hora de se falar coloquialmente, só que pior! Se uma professora de gramática estivesse cruzando uma rua qualquer na cidade e escutasse alguém falar “pobrema” ou “pastels” eu tenho certeza que ela iria sentir uma incrível dor aguda nos ouvidos! Eu sinto dores agudas nos ouvidos quando escuto alguém falar “especial” pra um golpe que não é especial!

O meu objetivo aqui é esclarecer, e não doutrinar ninguém a falar os nomes das classes de golpes corretamente. Quando eu ouço errado nas lojas de games ou casas de arcade eu não corrijo a pessoa, não sou tão chato quanto pareço ser. Estou fazendo uso de um espaço que eu tenho na internet para exprimir minha opinião, você que chama os nomes de “especial” erroneamente por favor não se sinta ofendido!

Bom, primeiramente vamos aprender porque um hadouken é especial! Nos autos de Street Fighter (1987), não havia uma nomenclatura oficial para os golpes do Ryu e do Ken, ou pelo menos isso não era esplícito no jogo! Com a vinda da série Street Fighter II, a partir de 1991, todos os personagens ganharam golpes especiais, mas você não tinha registro disso no decorrer do jogo! Foi então que em 1993 quando a Capcom lançou o Super Street Fighter II – The New Challengers, várias coisas foram registradas oficialmente no jogo, como o caso do “first attack” e a contagem de combos. No Super Street Fighter II Turbo (ou X), de 1994, os Super Combos foram criados e registrados. Um ano mais tarde, em Street Fighter Alpha (ou Zero), se você terminasse a luta com um determinado golpe, a marca de vitória ficaria caracterizada de acordo com o golpe que você terminou a luta.

Uau! Então um hadouken é um Especial mesmo?

Mais tarde, em Street Fighter Alpha 2 (ou Zero 2), 1996, essa sistemática foi incrementada! Cada tipo de movimento peculiar como último golpe da luta teria sua marca registrada na contagem de vitórias! Por exemplo, especial com perfect faria um “P”zinho com um “S” embaixo.

Essa luta foi terminada com Hadouken e um perfect!

Essa luta foi terminada com Hadouken e um perfect!

Quando chegou Street Fighter Alpha 3 (ou Zero 3), em 1998, o nome da classe do golpe aparece no final da luta! Se você terminar com um Shoryuken, ele aparece a seguinte mensagem: “Special Finish”, ou seja, você finalizou com um golpe especial!

Isso mesmo meninos: Shoryuken = golpe especial!

Isso mesmo meninos: Shoryuken = golpe especial!

E se fosse um Tatsumaki Sempu Kyaku?

E se fosse um Tatsumaki Sempu Kyaku?

Ou até mesmo um simples Hadouken?

Ou até mesmo um simples Hadouken?

De volta em 1994, em Super Street Fighter II Turbo (ou X), quando você atingia o nível completo da barra de energia do canto inferior da tela, você estaria apto a soltar um… um… ESPECIAL!!!!!!!!!!!!? Não!!! Um SUPER COMBO! Se você andou lendo a parte destinada a esse jogo aqui no nosso site, você já deveria saber disso e muito bem! Agora, se não teve a oportunidade de ler ainda… leia!

Super Combo Finish! (detalhe para a barra da esquerda completamente vazia!)

Bom, agora que vocês já sabem o que é um golpe especial e o que não é, vamos aprender os verdadeiros nomes de todas as classes de golpes!

Em Street Fighter, Street Fighter II The World Warrior, Street Fighter II Champion Edition, Street Fighter II Turbo e Super Street Fighter II The New Challengers, só existem golpes simples (socos e chutes) e golpes especiais (um pouco mais complexos, iguais a um Hadouken, por exemplo).

Street Fighter II World Warrior

Street Fighter II’ Champion Edition

Street Fighter II Turbo

Super Street Fighter II

Em Super Street Fighter II Turbo, Street Fighter Alpha, Street Fighter Alpha 2 e Street Fighter Alpha 3 (A e X ISM) os golpes que utilizam a barra de energia da parte inferior da tela são denomidados Super Combos.

Super Street Fighter II Turbo

Street Fighter Alpha

Street Fighter Alpha

 

Street Fighter Alpha 2

Street Fighter Alpha 2

Street Fighter Alpha 3

Street Fighter Alpha 3

 

 

Só para efeito de curiosidade, outros jogos da Capcom também tem seus nomes diferentes quando se trata de golpes mais poderosos do que os especiais. Em X-men Childrem of The Atom, chamamos de “X-ability”. Em Marvel Super Heroes, o nome é “Infinity Move”. No caso dos Cross-Overs, X-men Vs. Street Fighter os personagens do mundo X-men carregam os seus “X-ability” enquanto que os personagens do Street Fighter têm os Hyper-Combos! Em Marvel Super Heroes Vs. Street Fighter, o narrador simplesmente fala o nome do golpe no final da luta. Por exemplo: “Crawler Assault” ou “Shinkuu Hadouken” e aparece o nome do golpe escrito na tela! Em Marvel Vs. Capcom (1 e 2) o movimento mais forte é o Hyper-Combo pra todos (se for o caso, no final o narrador fala “Hyper Combo Finish, K.O.”).

X-Men Vs. Street Fighter

X-Men Vs. Street Fighter

Marvel Super Heroes

Marvel Super Heroes

 

Marvel Super Heroes Vs. Street Fighter

Marvel Super Heroes Vs. Street Fighter

Marvel Vs. Capcom

Marvel Vs. Capcom

Só para efeito de registro, os golpes que você escolhe no início da luta em Street Fighter III New Generation, Street Fighter III Second Impact: Giant Attack e Street Fighter III 3rd Strike: Fight For The Future são denominados “Super Arts” 🙂

Bom crianças, foi isso! Espero que tenham gostado. Estamos prontos a debater qualquer tipo de dúvida ou questionamento. Se você ficou irritado com a matéria me desculpe, não foi a intensão! Obrigado pela leitura e até a próxima!

3 Responses to “Você sabe dar o especial dele?”

  • Em The King of Fighters tem os golpes especiais. Os Desperation Moves, Os Super Desperation Move, e os Hidden Super Desperation Move (Que é conhecido como Secreto no Brasil). Para usar o Hidden Super Desperation Move em Kof mais antigos precisava ter <25% do HP e usava 2 barras de especial

  • 🙁 como solta o especial em street fighter alpha 2?

  • Não sei se alguém ainda le isso, mas vou tentar para finalizar minha busca.

    Durante minha vida toda eu não aprendia os golpes nem pelo nome correto, nem pelo clássico “meia lua e soco”
    Era sempre “bolão” para o meia lua e “ráp” ou “rap” (ahuhauhua) para um movimento contrário, tipo um meia lua para trás…

    E não era soco, mas pé/mão fraca, pé/mão forte

    Mas não conheço mais ninguém que fala dessa forma! Só aqui na minha cidadezinha, hahaha, será que isso é coisa clássica daqui? Alguém mais fala dessa forma?

    Obrigado!
    Artigo muito bacana e nostálgico 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*