SotaToys

Sota Toys

Linha consagrada mundialmente como a melhor opção de actions figures de Street Fighter, ou seja, pela enorme variedade de personagens fabricados, se tornando alvo principal e objeto de desejo de muitos colecionadores em tempos de hoje.

Logo SotaToys

Sota Toys é um desenvolvedor, fabricante e atacadista de coleções com base em propriedades licenciadas de empresas como a Capcom e Universal. Desde o ano 2000, eles criaram e fabricaram inúmeros produtos licenciados com base nos caracteres de Filmes Populares, Programas de TV, Obras Literárias, bem como Músicos Lendários e Estrelas POP. Além de ser um desenvolvedor e fabricante, a Sota Toys também serve como Construtor e Prototyper para Cinema, Brinquedos e a indústria de Vídeo Games, com os Actions Figures.

Resumindo:

Diferente de outras marcas famosas, como a Neca e PlayArts, Storm Collectibles, a Sota Toys fabricou as figuras de aniversário de Street Fighter 15th, infelizmente a marca ate hoje nunca conseguiu fazer todos os personagens consagrados a serie SFA, SFII, SSFIIT e SFIII, no entanto, foi a única marca que chegou ter quase todos os lutadores, estando no mercado de bonecos entre o ano 2000 e 2007, que apesar de não ter falido, apenas expirou a licença com a Capcom para produzir, como deu prejuízo por causa de poucas vendas dos variantes, desistiram. Hoje a empresa tem a licença para produzir apenas as estatuas. Apesar de tudo isso, essa coleção ainda mantem seu alto valor, pois muitos fãs da serie, continuam fazendo esta coleção. Ainda é possível encontrar em alguns sites personagens da SotaToys a venda, o que acaba sendo uma alegria e um susto ao mesmo tempo, são os valores absurdos dos vendedores de má índoles, e por fim sendo novos “lacrado” ou usados “losse” ainda a chances no fim do túnel de encontrar vendedores se desfazendo de suas coleções pessoais, porque hoje em dia, essa coleção é difícil de completar, pelo motivo de raridade e preço.

Coleção de SF em 7 Categorias de Actions Figures:

  • Categoria A: Colecionador básiconão faz questão em ter todos os personagens da série para completar a coleção, mais tem o fascínio apenas em ter os principais personagens de qualquer jogo.
  • Categoria B: Colecionador padrãonão faz questão em cores, tanto faz as opções de Player 1 ou Player 2, fazendo desse método a maneira mais rápida de colecionar todos os SotaToys ou outras marcas.
  • Categoria C: Colecionador seletivo, os variantes, translúcidos e custom, não tem prioridade na coleção, mais tem em mente de obter todos os personagens da primeira cor, ou seja, Player 1, tendo em vista que essa coleção pode ser tornar difícil e não impossível de completar nas cores oficiais.
  • Categoria D: Colecionador moderado, tem como prioridade ter todas as peças lançadas, contando com os variantes e cores oficiais de cada personagem lançado, dependendo do ponto de vista, os translúcidos podem valer ou não na coleção.
  • Categoria E: Colecionador exigente, procura ter todas as cores da serie e mais todas as cores dos variantes e translúcidos da marca, coleção extremamente difícil de completar nos dias de hoje, pois exige muito espaço para inúmeras peças repetidas, além do alto custo das figuras que o mercado oferece e mais o nível grande da raridade, seguindo o padrão apenas de uma coleção oficial.
  • Categoria F: Colecionador avançado, sabendo que a marca nunca mais irá fabricar a peça que falta a sua coleção, o colecionador se torna customizador, pois acaba realizando sua própria exclusividade em criar a sua peça com as mãos, para alguns o custom é bem visto e também não, dependendo do ponto de vista de cada colecionador, ou seja, a peça pode esta bem feita ou mau feita.
  • Categoria G: Colecionador extremo, procura ter todas as figuras oficiais lançadas hoje no mercado, valendo as antigas e atuais.

Essas categorias não são válidas como oficial, mas obtive esta análise catalogando as informações e preferências de cada colecionador de SF em actions figures, portando foi classificado de A a G. Qualquer semelhança é mera coincidência á sua coleção. (Coleção completa no vídeo do Youtube de Antonhy Customs My Sota Street Fighter Collection).

SOTA_logo_2010

– Coleção: Ryu Sota Anniversary Edition

Para o 10º aniversário da SotaToys, eles produziram uma estátua de 18 polegadas (45 cm) de Ryu de Super Street Fighter 4, se tornando a melhor estátua da serie, além de ser muito bem elaborada, ela consiste um alto nível de detalhe, tendo excepcionalmente os LEDs brilhantes em sua pose. A versão padrão é limitada, contém 200 peças, enquanto a o Evil Ryu com Satsui no Hado, possui uma limitação de 100 peças. Podemos encontrar essas peças hoje em sites, com preços estrondosos.

Ryu vs E. Ryu

– Coleção: Street Fighter em Estátuas de Resina

Principal produto atual hoje no mercado, que ainda são fabricado pela a empresa Sota Toys, são as escalas de 1/6 das estátuas, colocando novamente os principais personagens das serie Capcom no auge. Estas figuras de resina de alta qualidade não são articulados, como a serie de escala menor, mas apresentam muito mais detalhes e pintura superior do que quaisquer trabalhos anteriores. Depois de já ter produzido RyuBlanka, Sagat, Ken, Evil Ryu, Blanka Lightning, Akuma & Cammy (Detalhe fica pelas duas estátuas da Cammy, onde recebeu além do seu traje tradicional verde, o seu segundo uniforme da Delta Red). A Sota Toys está continuando esta linha com a chegada da Juri em Super Street Fighter 4 e tem planos para produzir outros personagens populares dos jogos anteriores e atuais.

Statue

  

  

  

Cammys

– Coleção: Street Fighter 15th Anniversary Action Figures

Primeiro Round

Em 2004, para comemorar o 15º Aniversário de Street Fighter, A Sota Toys fez a produção dos bonecos voltada aos fãs, com objetivo de ser em linha-ups para cada rodada de Round, a ideia foi usada com a votação para que os personagens mais populares da serie, fossem fabricados, tendo em vista que suas figuras além de super articuladas, contém vários acessórios extras e variantes. O que chamava atenção além da fidelidade dos personagens, com base em quadrinhos da Udon também, era o fato das cartelas atrás dos blister, mostrarem uma imagem dos próximos lutadores a serem liberados, como a semelhança da tela de player select de Street Fighter Alpha 3, a empresa ainda destaca as cores em suas cartelas para diferenciar os Round’s seguintes, como em vista o amarelo para Round I, azul Round II, verde Round III e vermelho Round IV, que facilitava a identificação de qual personagem era o Round na apresentação da cartela. No mesmo ano a empresa lança no mercado 1 pacote contendo 2 personagens novos, Evil Ryu II e Psycho Bison, a versão melhorada de ambos os lutadores, com exclusividade a Bison, que ganhou sua versão mais forte de SFA3, conhecido também por Shin Bison. Esse novo pacote obteve críticas, se tornando um alvo de rejeição ao público, que compraram o Evil Ryu separado, pois as diferenças eram poucas para dois lançamentos do mesmo personagem e que por fim, faria o colecionador comprar o pacote novo por causa de um personagem a mais. Detalhe de Evil Ryu II que esta sorrindo, onde parece o vilão do Batman, o Coringa.

Personagens: Ryu, Chun-Li, Bison, Sagat, Sodom & Evil Ryu (Psycho Bison e Evil Ryu II é considerado variante)

ROUND 1

SotaToys Round 1 - Ryu  SotaToys Round 1 - Chun-Li

SotaToys Round 1 - M.Bison  SotaToys Round 1 - Sagat

SotaToys Round 1 - Sodom  SotaToys Round 1 - Evil Ryu

SotaToys Round 1 - Psycho Bison  SotaToys Round 1 - Evil Ryu II

Segundo Round

Apareceu no ano seguinte de 2005 o Round II, com novos personagens e com a exceção da Cammy Cannom Spike do jogo Cannon Spike de 2000, onde ela teria uma versão exclusiva para a venda do mesmo ano 2005, o modelo Cannon teria uma limitação de 1.500 cópias. Essa segunda rodada seria uma oportunidade para Sota Toys fazer várias parcerias com marcas como a Game Stop para variantes e exclusivos, como foi o caso com as versões japonesas da rodada anterior do Round 1. E para fechar o segundo Round, a Sota Toys lança mais 3 variantes do mesmo personagem. A primeira delas é chamda de “Glow In The Dark Blanka“, ou seja, versão fosforescente que brilha no escuro e mais o Blanka verde transparente, tendo como uma possível ideia do golpe Electric Thunder e “Dark Green Blanka o verde escuro, que nada mais é do que uma cor quase idêntica ao original.

Personagens: Ken, T.Hawk, Cammy, Blanka & Vega (Cannon Spike é considerado variante, assim como qualquer Blanka diferente)

ROUND 2

SotaToys Round 2 - Ken  SotaToys Round 2 - T.Hawk

SotaToys Round 2 - Vega  SotaToys Round 2 - Blanka

SotaToys Round 2 - Cammy  SotaToys Round 2 - Cammy Cannon

SotaToys Round 2 - Blanka (Electric Thunder)  SotaToys Round 2 - Blanka (Glow In The Dark)

SotaToys Round 2 - Blanka (Dark Green)

Terceiro Round

No dia 13 de Junho de 2004, é lançado o terceiro sorteio da Sota Toys ao mercado, com divulgação a 5 personagens novos e mais 1 variante especial, chamado de “All American“. Vendido na San Diego Comic Con de 2005, o Guile exclusivfoi limitado em 1.500 cópias, tendo em vista o soldado orgulhoso nas cores da América em vermelho, azul e branco. No Japão foram fabricados o Balrog verde piscina, Guile azul, Adon laranja, Sakura laranja e Gen preto. Todos estão limitados com 350 peças e são exclusivos da Kotobukiya, Chara-Net e Direct Blister.

Personagens: Guile, Adon, Balrog, Gen & Sakura (All American é considerado variante)

ROUND 3

SotaToys Round 3 - Guile  SotaToys Round 3 - Adon

SotaToys Round 3 - Balrog  SotaToys Round 3 - Gen

SotaToys Round 3 - Sakura  SotaToys Round 3 - Guile (All American)

Obs: As fotos acima foram retiras da internet, não fazem parte da minha coleção pessoal, coloquei estas imagens em questão de ilustrar os modelos específicos dos personagens Guile All American, Dark Green Blanka e Evil Ryu II dos rounds anteriores.

Versões Exclusivas do Japão

SotaToys Round 3 - Partner Store Exclusive (Japão)

Obs: Existe uma controvérsias em relação as cores dos EUA e Japão, por serem oficiais ou não ao Round 3.

Final Round

No mesmo ano de 2005, quase entrando para 2006, encontramos a quarta rodada da serie Street Fighter em actions figures, que para muitos foi a última coleção de aniversário fabricada. Infelizmente, não foram encontradas informações sobre as versões japonesas do quarto Round, que ao contrário do Round anterior, desta vez quase o mesmo número de variantes que as versões dos EUA foram produzidos. Ao atrasar a libertação dos personagens, a Sota Toys tinha produzido mais figuras por um longo período de tempo, permitindo personagens de várias sequências de Street Fighter serem vendidas ao redor do mundo, ou ate achar que nunca iria vender por conta própria, ou seja, os variantes, o que ocasionado seu fim no futuro com os seus Sotas entre outras particularidades. Um grande mistério em relação a serie Round 4, foi a fabricação do Akuma de kimono Preto da Sota Toys, ganhando uma versão exclusiva da sua marca registrada, em base a sua primeira aparição em Super Street Fighter 2 Turbo de 1994 e diversos artworks de hoje, pois seu visual esta com traje original e sem usar as sandálias (chamadas de Geta no Japão). Akuma por não ter visual definido, acaba sofrendo alteração em usar uma faixa preta ou corda em seu kimono, deixando no ar o mistério do personagem, como custom ou sorte de alguns ou defeito de fábrica para outros. Após não ter feito muito sucesso com a cor preta, Akuma foi oficialmente baseado em Street Fighter III 2nd Impact de 1997. E por fim, a serie recebe com exclusividade o seu último personagem, obtendo sua versão mais forte do Akuma, conhecido como Shin Akuma ou para época chamado de Evil Akuma, que nada mais é, uma cópia igual ao seu antecessor, mudando apenas para cor roxa de seu kimono, cabelo branco e kanji, como visto em sua primeira aparição de Street Fighter Alpha 2 de 1996 como secreto e jogável através de código, entre outras como Capcom vs SNK 2 – Mark of the Millennium 2001, SVC Chaos: SNK vs Capcom de 2003 e Capcom Fighting Jam de 2004.

Personagens: Remy, Birdie, Akuma, Fei Long & Ibuki (Shin Akuma e Akuma Preto são considerados como variantes)

ROUND 4

  

  

  

Akuma Preto 2  Akuma Preto 1

Obs: Akuma tem sua aparição oficial em SSFII Turbo de 1994, com a versão regular, diferente da CPU, onde mostra seu real poder em duas magias “Zankuu Hadoukens”, originalizando o Shin Akuma.

– Coleção: Revolution

No final de 2007. A Sota Toys lança uma nova linha de figuras de ação conhecida como Street Fighter Revolution. Esta nova linha é diferentes da anterior que seguia no mercado com vários variantes, na medida que surgiam pedidos dos novos personagens, as articulações características de cada personagem foi melhorada, ou seja, acabou exigindo um pouco mais de trabalho a empresa para fabricação, que tiverem um ponto forte em sua nova linha, receberão mãos intercambiáveis e até mesmo para uma segunda cabeça, como a R.Mika e E.Honda recebendo de brindes um cartão de jogo UFS. Entre as novidades, foram as embalagens que viram uma caixa, com detalhes e um visual mais moderno, ao invés das simples embalagens de blister e cartela das versões anteriores.

Cartões UFS

ufs-dan-cards

Personagens: E.Honda, Zangief, Dhalsim & R.Mika

Em 2008 na sequência da série Revolution, a nova coleção de bonecos estava com novidades, ganhando pacote especial em 2 personagens em uma caixa só, recebendo também as cores exclusivas de ZangiefR.Mika como Player 2 e Dhalsim & E.Honda como Player 3 formando a nova rodada. A grande novidade fica por conta da mãe Russia, obtendo sua versão mais forte, Zangief Mech, conhecido também como Zangief de Metal, que nada mais é, que uma cópia igual ao seu antecessor, mudando apenas para cor preta, ao invés de ser prata, como visto em sua primeira aparição em Marvel Super Heroes vs Street Fighter de 1997 e hoje como traje alternativo de Ultra Street Fighter 4. Infelizmente a série Revolution formaram os últimos números apresentados pela SotaToys de vendas de mercado, apesar de achar que poderiam cobrir fatos que estavam bem, vários colecionadores questionaram muitos problemas nas versões Revolution’s em articulações moles e fracas, que ocasionaram rachaduras e pinos quebrados e por fim, a empresa preferiu concentrar-se apenas fabricar estátuas em resinas de Street Fighter em 1/6 e 1/4 escala.

Personagens: Zangief & R.Mika, Dhalsim & E.Honda (Zangief Mech é considerado variante)

REVOLUTION

  

  

Mech Zangief

– Coleção: Preview

Em 2007 a empresa Sota Toys renova a coleção e da continuidade a linha anterior Revolution. A empresa mostra ao mercado uma espécie de linha de teaser para os próximos lançamentos, o que poderia ser chamada no passado de Revolution Line. Foram apresentados os personagens em condições melhores de articulações, fabricação e visual, podendo classificar como variantes, infelizmente sua fabricação foi limitada. Entre os novos personagens feitos da linha Preview, o Dan foi o único que ganhou a segunda cor e uma variedade de acessórios, já o restante recebeu apenas suas cores oficiais, como Ryu, Ken e Evil Ryu. Entre outras novidades, fica por conta dos tamanhos das novas figuras, que são bem diferentes dos Round’s anteriores, com a exceção de Akuma que continua do mesmo tamanho e kanji (), sendo que seu rosto teve alterações e as luvas de luta de cada personagem, foram modificadas em base de Street Fighter III Third Strike de 1999 e por fim, receberam poucos acessórios. Hoje em dia essa coleção é raríssima de achar, se tratando de Shin Akuma roxo sem a parte de cima do kimono ou Evil Ryu, além de encontrar, o preço das figuras é super alto no mercado.

Personagens: Ken, Dan, Ryu, Evil Ryu, Akuma & Shin Akuma “ambos sem a parte de cima do kimono, possuem kanji’s diferentes

PREVIEW

  

  

Preview - Evil Ryu  

Obs: Essas 2 fotos acima foram retiras da internet, não fazem parte da minha coleção pessoal, coloquei estas imagens em questão de ilustrar os modelos específicos da linha Preview de Evil Ryu e Shin Akuma.

– Coleção: Exclusivo

Lançado em 2006 o mestre de Ryu e Ken, irmão de Akuma. O Gouken recebeu 5 exclusividades em diferentes versões do mesmo personagem, que seriam classificados como: Gouken Normal (regular), Gouken Battle Cry (com raiva), Gouken Final Battle (sujo de batalha), Gouken Battle Cry Gold (kimono amarelo) e Gouken Spirit (Translúcido) “considerado como a alma do personagem, visto como sua história no passado, como anteriormente nunca tenha sido uma personagem jogável na série Street Fighter”

Primeiramente foram criados 3 modelos exclusivos de Gouken’s, com parceira a Toy Rocket, tiveram inicialmente os “regulares”, chamado de Gouken Normal, seguindo a ordem padrão, está versão é limitada em 2.000 cópias. A versão Gouken Batalha Final, mostrando um visual sujo após uma lutaforam feitas 500 peças e finalmente o Gouken Espírito com 300 unidades fabricadas. Após alguns dias em acordos e bons resultados a empresa, tiveram mais duas exclusividades da Sota Toys, o Gouken Battle Cry, chamando-se a versão grito de guerra, onde a boca é aberta, limitada a 2.000 cópias, enquanto o Gouken Battle Cry Gold variante amarelo, foi o único dos 5 modelos a ganhar um detalhe em seu traje, possuindo em suas costas o kanji mu () (ou “vazio”) escrito, limitado a 300 cópias. Diante a tantas exclusividades do personagem Gouken, infelizmente ele não acompanha várias peças extras como a grande maioria, contando apenas com um acessório, o Flame, como ideia do mesmo estilo de Ken com Shoryuken de fogo.

No mesmo ano, na sequência de inúmeros pedidos de fãs que já não eram capazes de encontrar as figuras originais ou não queriam pagar o preço por ter Sota Toys do Round 1. A novidade ficou entre 2 novos pacotes feito com Ryu e Sagat, o primeiro pacote é idêntico ao modelo original, mais a grande surpresa foi o outro pacote, com uma versão chamada de “Blow Scar”, o golpe da cicatriz. O Ryu e Sagat, possuem em seus trajes e rosto, gotas de sangue em base a história da serie, onde Ryu cedeu a sua raiva completamente e perdendo o controle, aplicando o Metsu Shoryuken em Sagat, originando a cicatriz no peito. O pacote não foi classificado como Round e sim como Exclusivo ou tratados como variantes para alguns colecionadores.

Personagens: Gouken Normal, Gouken Battle Cry, Gouken Final Battle, Gouken Battle Cry Gold & Gouken Spirit.

Final Battle / Battle Cry Gold / Spirit

Exclusivo - Gouken 1  Exclusivo - Gouken 2

Exclusivo - Gouken 3

Normal & Battle Cry

  

Ryu & Sagat “Blow Scar”

Ryu Versão 2  Sagat Versão 2

Obs: Essa 4 fotos acima foram retiras da internet, não fazem parte da minha coleção pessoal, coloquei estas duas imagens em questão de ilustrar os modelos específicos de cada Gouken e Ryu & Sagat.

– Coleção: Street Fighter Rotocast Figures

Em 2005 a Sota Toys produziu uma linha de figuras de PVC de 10 polegadas com detalhes em seus trajes, um tecido real para a roupa dos personagens, RyuEvil Ryu e Sagat foram produzidos para a Rodada 1, ambos como variantes, Sagat foi o único que ganhou uma segunda cor, laranja. No entanto, a programação foi cancelada após o sucesso das figuras de resina.

Personagens: Ryu, Evil Ryu & Sagat

Rotocast Figures

Ryu 25cm Sagat 30 cm

Evil Ryu 25cm

Obs: Essa 3 fotos acima, foram retiras da internet, não fazem parte da minha coleção pessoal, coloquei estas imagens em questão de ilustrar os modelos específicos da linha Rotocast Figures.

– Coleção: Street Fighter Hyper Roto Figure

Artigo da Capcom Japão. Sota Toys em Hiper Roto Figure, com as figuras em escala maior, possuem vestimentas reais de pano, com edição limitada, o Ryu entre 6.967 á 7.500 unidades e Sagat 6.698 de 7.500 unidades fabricadas. Essa linha é idêntica a serie dos EUA, com as exclusividades mínimas que levam a lembrar a série Round 3 do Japão.

Versões Exclusivas do Japão

Sota Ryu vs Sagat

Obs: Na versão japonesa acima, temos o Evil Ryu com kimono cinza ao lado de Sagat com a bermuda laranja.

– Coleção: Translúcidos & Variantes

Quem nunca se perguntou o porque de uma figura translúcida na coleção, um action figure completamente sem sentido e sem nexo algum, em base de um personagem transparente. A história dessas peças ainda continua um mistério, ao que tudo indica, se originou-se de presentes da Sota Toys aos seus funcionários, ou seja, um projeto piloto que poderia ser usado como variante, podendo ter cores especiais e que por fim, acabou ficando desta maneira. Vale lembrar que para época, unica forma que se via uma peça como essa na coleção, era a figura de Spirit of Gouken Exclusive Pyscho Bison como visto em sua primeira aparição em Street Fighter Alpha 3 de 1998. Hoje no mercado elas são vista por muito colecionadores como peça final do lutador para coleção variante e no mercado é raro encontrar esses bonecos a venda. A palavra variante se diz ao fato de você hoje encontrar uma figura idêntica a peça original a coleção, apenas em cores diferentes, entre outros termos usado e conhecido por muitos, chamados de Player 2, Player 3 e assim sucessivamente, ela não se diz em hipótese alguma que se origina da palavra falsificado. O que se torna mais provável é ter hoje um colecionador que gosta de uma cor específica ao seu personagem favorito ou também pela facilidade de aquisição rápida e custo benefício.

Player 1 & Player 2 “Variante” / Translúcidos

  Translúcidos

Obs: Os translúcidos na imagem acima, são Balrog, Sakura, Gen, Guile e Adon.

A Pergunta que não que calar, quantos personagens existem da coleção Sota Toys ?

No total são 26 personagens oficialmente para a coleção de SF de 15º Aniversário, Revolution, Preview e Exclusivo:

Ryu, Chun-Li, Bison, Sagat, Sodom, Ken, T.Hawk, Cammy, Blanka, Vega, Guile, Adon, Gen, Balrog, Sakura, Remy, Birdie, Akuma, Fei Long, Ibuki, E.Honda, Zangief, Dhalsim, R.Mika, Dan e Gouken.

Obs: “Evil Ryu, Shin Akuma, Cammy Cannon, Psycho Bison, Zangief Mech ou Gouken’s em geral, são os mesmos personagens em categorias melhores, lembrando que nenhum variante ou translúcidos estão na lista, apenas uma peça de cada é o que vale para catalogar a coleção

– Coleção: Custom 

Como a Sota Toys não fabricou diversos personagens, como Dee Jay entre outros personagens para época, existe outra forma de garantia que todo colecionador possa conseguir fazer e sim completar a coleção, é customizar uma peça, ou seja, personalizar um personagem que não foi fabricado, em outros termos, faça sozinho e garanta sua exclusividade em sua coleção, com o termo usado “Custom“. Hoje em dia com ajuda da internet, temos vários tutoriais e imagens que podem facilmente ajudar a todos, especialmente o site mais famoso de custom de action figures o Figure Realm entre outros.

SSFII New Challengers

New Challengers Dee Jay custom por Roger Silva

Galeria dos Custom Sota Toys por Roger Silva

O que aconteceu com Dee Jay, Alex e Zangief “versão II” ?

Essas informações obtidas, são relatos e conversas ditas na “Capcom Unity” em meados de 2009, seguindo a troca de e-emails de colecionadores a empresa Sota Toys.

Resumindo:

Os protótipos de Dee Jay, Alex e Zangief versão II não pertencem a Sota, o problema é que a licença expirou, ficaram sem tempo para liberá-lo ao mercado, sendo que produto ainda teria que ser aprovado pela Capcom para dar continuidade a produção, ocasionando as vezes o atraso no desenvolvimento, onde gerava o fato de acontecer da a empresa não conseguir lançar na “validade” da Licença, ou seja, no seu tempo certo da suas sequências anteriores dos Round’s, ocorrendo a um simples cancelamentos, sendo que algumas vezes o resultado final da figura não agradava ao público ou simplesmente a linha já não ia bem das articulações, pra justificar o lançamento. Tendo em vista que alguns casos, apresentaram problemas de má qualidade e juntas muito fortes, comprometendo quebras em seus pinos interno e rachaduras, e por fim a empresa Sota Toys obteve várias reclamações da linha Player 1 e Variantes.

… a controvérsias em relação ao verdadeiro assunto dessas 3 figuras, que fim tomou e seu paradeiro.

Alguma fontes relatam que as figuras em geral, seria feitas para o Round 5 ou Revolution 2. Com o Dee Jay pronto, eles acabaram perdendo durante uma mudança de local, especula-se que Ono-San ganhou o Alex de presente e que existem boatos que essas figuras já foram encontradas no Ebay a muito tempo atrás, exemplo o Zangief versão II, e para outras informações sobre esse assunto tão polêmico, acesse o site Action Figure Insider sobre a coberta de 2006 ou Digital Monkey Box do evento de Comic Con 2007.

Alex / Dee Jay / Zangief

  

O que são bootlegs ?

Bootleg significa “o contrabando”, ou seja, seriam produtos “não oficiais”. Por exemplo, um show de uma banda, gravado sem autorização, e vendido por aí, seria um bootleg. Um jogo de video game, que não obteve autorização para ser lançado (por exemplo, alguém fazendo um jogo novo do Mario sem autorização da Nintendo que é a dona dos direitos do personagem), é considerado também um bootleg. No caso dos actions figures de Street Fighter da Sota Toys, temos alguns que passam despercebidos, mostrando peças de má qualidades, pinturas, acessórios ou ate mesmo parafusos em suas articulações. Para deixar mais confuso os colecionadores, foi fabricado ou customizado o Master Gouken em vermelho e Energy Akuma, que para muitos continua sendo o mistério. E para outras informações sobre a matéria de bonecos falsificados da serie SF, clique aqui.

Original / Falsificado

Ryu Original  Ryu Falsificado

Obs: Notável a diferença de cada blister de Evil Ryu original e falsificado, tendo em vista que o comércio chinês tenha fabricado alguns personagens bem parecidos.

Master Gouken & Energy Akuma

Gouken Vermelho

Obs: Akuma Privew chama atenção por esta no blister, ao invés da caixa personalizada, o Gouken possui o corpo do Akuma vermelho (variante) e a parte do joelho para baixo e cabeça do Gouken Final Battle.

Autor: Roger Silva
Referência: Sota Toys, Brave FortressThe SFToy Spirit, Ruli Web & Street Fighter Collectibles.

Agradecimentos ao colecionador Rodrigo Primo, por ajudar em pontos específicos na matéria e disponibilizar as fotos na galeria do site com todos os personagens, com as cores e variantes da serie Street Fighter da Sota Toys. Além de ser um bom vendedor de Actions Figures, é conhecido na rede social de Primodido Colecionáveis e Action Figures Street Fighter.

Galeria SotaToys

Outras Fabricantes em Actions Figures
Hasbro Gi Joe / Sota Toys / ResaurusKids Logic / Storm Collectibles / Bishoujo Kotobukiya / Neca Toys / Play Arts Kai / Toy Bis / Pop Culture Shock / S.H.Figuarts Bandai / Hello Kitty / Ensky / Yamato / Megahouse / Kaiyodo / Figuax / Jazwares / Brinquedos Anjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*