Hasbro GI Joe Street Fighter

GI Joe Street Fighter

Coleção consagrada como a primeira coleção de bonecos de SF do Brasil, que daria a sequência a outras marcas futuras, como a Resaurus em 1999, Sota Toys em 2000 entre outras marcas de bonecos. Em 1993 a Hasbro’s GI Joe já era a fabricante do momento, com a parceria da Estrela, embora ainda tinha relativamente boas vendas. (Esta linha também foi trazida para o Brasil em 1984 pela Estrela que a lançou com o nome de Comandos em Ação, na mesma época em que deixou de produzir o boneco Falcon). A linha sempre enovou para novos designs, com cores e estilos agressivos, tais como lançadores de mísseis e uma abordagem de ficção científica. Naquele ano, a Hasbro GI Joe com a Serie 12, se tornou uma subsérie com os lutadores e personagens dos jogos de luta, como Street Fighter II e Mortal Kombat, nascendo assim os famosos bonequinhos de guerra, literalmente os actions figures hoje, que foge totalmente das marcas consagradas e de melhor visual a serie Street Fighter, como a Neca, Play Arts, Storm Collectibles entre outras. Hoje em dia a Hasbro apenas comercializa as revistas entre os universos em quadrinhos, denominados (HQ’s) Gi Joe X Street Fighter, ou seja, continua no mercado com outros títulos, mais sem os bonecos de brinquedos Street Fighter.

Apenas 1 ano mais tarde, a Hasbro tinha o direito de produzir as figuras de ação do filme “Street Fighter The Movie” que posteriormente virou game após o sucesso do filme, estrelado por Jean-Claude Van Damme. A Hasbro tinha o Street Fighter II como as figuras principais, totalizando os 12 personagens (Guile, Ryu, Ken, Chun-Li, Blanka, Zangief, E.Honda, Dhalsim, Balrog, Sagat, Vega & Bison) que foram simplesmente reutilizado alguns destes moldes, bem como alguns novos moldes (principalmente as cabeças), para criar um monte de novos personagens, incluindo muitas versões de Guile (Van Damme). Estes números foram um pouco mais realista do que os personagens da série GI Joe normal, principalmente por causa da cabeça esculpida, acessórios cool e à semelhança outfits’ aos dos jogos de vídeo game, ou seja, um personagem com traje de luta e outro do mesmo com traje de guerra, mudando assim apenas os uniformes. As figuras tem o mesmo tamanho de um GI Joe normal 3 1/2 (10 cm) e algumas figuras têm uma característica ação como socos e pontapés. A coleção mostrou ate eficácia em passar de SFII a Super Street Fighter II, pelo menos algumas caixas dos veículos mostravam isso, mais na realidade não foi ao que parece ter acontecido. (Secret Capcom “Super Street Fighter II” Game Playing Tip Inside !).

ssf2

O Tiro Saiu Pela Culatra …

Enfim, tentar impulsionar sua coleção de bonecos estagnados usando a franquia mais quente do momento como alavanca é uma ótima ideia, No papel. Na prática, a coisa não funcionou como a Hasbro esperava, pois os moldes genérico de tronco usado nos GI Joe dos anos 80 não é o mais adequado para representar os personagens extremamente atléticos da série da Capcom. E há algo de extremamente perturbador na ideia de um Sagat e uma Chun-Li possuírem o mesmo o mesmo tipo físico ou ate mesmo, se deparar com as propagandas bizarras da TV dos lançamentos GI Joe’s de Street Fighter e o live action dos atores no comercial. (Comercial HD no Youtube do SF).

Em alguns casos, a Hasbro fez o seu melhor para replicar semelhanças os guerreiros do mundo, mesmo que o modelo padrão para uma figura GI Joe não era exatamente compatível com desenhos dos personagens originais da Capcom. Esses números eram feios, mesmo ligeiramente embaraçosa no caso de personagens como Bison, mais pelo menos eles tentaram. O Honda merece uma menção especial, porque Hasbro foi all-out e realmente deu-lhe um em topless costume, gigante torso, outros porém, eram uma bagunça, a Chun-Li estava vestida como uma artista de circo, o Ken por alguma razão, tinha colocado uma roupa de ninja, o Zangief tinha uma camisa e o design de Blanka transportado para um GI Joe em corpo de figura era a essência dos pesadelos, assim era de pensar do porque todos os personagens vinham embalados com armas. Por que os Street Fighters tinham armas ? Tornando as coisas mais estranhas foi o fato de que, como foi exigido de todos os GI Joe da linha normal terem, houve também a obrigação dos lutadores de Street Fighter ganharem veículos. Portando para o Guile ganhar um tanque era normal, (Guile’s Sonic Boom Tank) sendo um soldado, que pelo menos fazia sentido, dado o seu passado militar, mais o Blanka ganhar um veículo (Besta Blaster) não fazia sentido.

sf-comercial

E por fim …

Outros bonecos apareceram para representarem o filme da época, Guile, Ryu, Bison e Blanka com escalas maiores e uma diferença gritante dos tradicionais GI Joe conhecidos, por serem feios, mal aconselhados, baseados em um filme bomba, ambas as linhas dos menores Street Fighter mostraram os resultados dos números de vendas um desastre, assim como esta nova linha de bonecos maiores. No entanto, foi um menor prazo de figuras de 12 polegadas / bonecos chamados o Hall da coleção Fame, que foram perfeitamente adaptados aos seus desenhos de personagens de jogos de vídeo game. Hoje em dia essa a coleção nostalgia de GI Joe de Street Fighter passa a ser visto com os olhos fechado, ou seja, não tendo espaço e importância, a não ser é claro, aos colecionadores de GI Joe espalhados ao redor do mundo.

Veículos de Guerra:

Cópia da Cópia

Alguns veículos das coleções de Street Fighter em GI Joe sofreram poucas alterações ao passar do tempo em comparações aos Comandos em Ação e os Cobras ou outras unidade aliadas e inimigas, além de poucas novidades, alguns veículos receberam alguns personagens exclusivos ao seus respectivos veículos de guerra. Infelizmente as versões do Brasil não acompanharam os bonecos dentro da caixa, da mesma forma que na época os Comandos em Ação, diferente da coleção dos EUA dos GI Joe’s. Aparentemente JOCSA a fabricante de brinquedos bem conhecida na Argentina, aproveitou a licença de Street Fighter da Capcom para os veículos e bonecos GI Joe serem fabricados, anteriormente para Plastirama e cuja a licença tinha expirado, sob esta linha de brinquedo, provavelmente usando os mesmos moldes ou talvez os restos de produção daquela fábrica e com novas embalagens apenas, nascendo assim a coleção Brigada Resgate.

Galeria dos Veículos de Guerra GI Joe & SF
“A Origem”

Galeria dos Box’s GI Joe & Street Fighter
“Comparações”

As imagens dos veículos entre outras coisas da coleção GI Joe ficaram difíceis de achar para catalogar outras informações a esta matéria, pois já se passaram muitos anos, e não é fácil encontrar algo em bom estado.

Adesivos dos Veículos e Imagens de Propagandas

Bonecos de Guerra:

Apesar de terem o mesmo tamanho entre os comandos, eles foram adaptados aos veículos perfeitamente em escalas menores, fazendo justo ao mercado dos bonecos de guerra, com sucesso dos anos 90. Hoje nos tempos atuais o visual retrô dos bonecos de Street Fighter ficam a desejar, pois serem uma coleção esquecida e rara de encontrar em bom estado, hoje em dia pelo fato da garotada ter crescido, fica difícil alguém lembrar dos paradeiros dos bonequinhos, veículos, armas e acessórios, ou por sua vez se perdeu ou foi trocado por outro ou ate mesmo vendido. Com ajuda da internet em meios a tantas comunicações, é fácil encontrar uma imagem dos bonecos GI Joe de SF ou ate mesmo vendedores se desfazendo das coleções ou achados surpreendentes. E por fim, os bonecos tiveram poucas mudanças entre o mesmo personagem, mudando apenas o visual, alguns com uma exclusividades e outros não, no entanto é possível encontrar um catalago (Art Book) com todos os bonecos lançados dos Comandos em Ação (GI Joe), chamado The Ultimate Guide to G.I. Joe 1982-1994: Identification and Price Guide.

Galeria Actions Figures

Os Bonecos GI Joe de Steet Fighter
“Soldados Lutadores”

Ryu

Ryu (v1)

Ryu foi liberado pela Capcom de Street Fighter em 1993, como integrantes do time GI Joe SF2, e foi o número 1 da fabricação dos bonecos na época da série 12.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
Ryu “Shotokan Karate Fighter” (Primeira Versão): de 1993, veio com duas espadas azuis, um machado azul, duas facas azuis de duelo, uma faca larga azul, uma foice azul e um suporte azul e um visual ninja, com uniforme branco e duas faixas de pano pretas.
Ryu (Segunda Versão): de 1993, veio sem acessórios, mais porem o corpo de Ryu foi projetado com um “Dragon Punch”, o braço direito de mola de Ryu podia ser empurrado para trás, então solto, fazendo com que ele saltasse para a frente em um movimento de perfuração, além de ganhar duas fitas de pano anexadas ao quadril direito, ele possui o visual ninja e sua cor de uniforme é cinza, fazendo lembrar o Player 2 de SFIICE. Ryu foi adicionado como personagem exclusivo a base Dragon Fortress da coleção GI Joe Street Fighter.
Ryu (Exclusivo): Ryu Hoshi veio com duas espadas pretas, dois garfos negros, uma faca preta, um machado preto, uma foice preta e um suporte preto. Foi adicionado como boneco especial a coleção GI Joe, retornando seu kimono oficial de luta, trazendo de volta a caracterização do personagem, mais estava programado para ser lançado em 1994 como parte da linha do filme Street Fighter Official (Street Fighter: A Última Batalha), um empate com o filme Street Fighter, por razões desconhecidas, esse número nunca chegou ao varejo.

Em Base de:
Enquanto Ryu tinha uma nova cabeça, o resto do molde foi originalmente usado em cima Slice de 1992, o mesmo molde foi usado na segunda versão de Ryu.

Ken Masters

ken-versao-2-uniforme-de-guerra

Ken Masters foi liberado em 1993 como parte da Capcom Street Fighter 2, com a serie 12 de GI Joe. Ken foi o segundo boneco da fabricação.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
Ken Masters “Shotokan Karate Fighter” (Primeira Versão): veio com um visual ninja, recebeu uma espada preta, um machete preto, duas facas negras, uma foice preta, um arco preto e uma base de suporte, além de possuir duas faixas pretas em seu quadril.
Ken Masters (Segunda Versão): veio sem acessórios e foi adicionado na base Dragon Fortress de Street Fighter como personagem exclusivo e recebeu uma nova cor, azul. (Esta cor não segue os padrões de SFIICE).
Ken Masters (Terceira Versão): foi lançado em 1994 como parte da linha Street Fighter: A Última Batalha, recebeu o nome também de “Shotokan Karate Fighter v2” e veio com os acessórios como um guandão preto, black nunchucks, um machado preto, uma faca preta e uma base preta. Ken recebeu o uniforme tradicional de volta, o kimono vermelho de luta.

Em Base de:
Enquanto Ken Masters tinha uma cabeça original, o resto da figura foi criado usando o molde de Storm Shadow (v3) de 1992. O molde inteiro de Ken também foi usado para criar os outros Ken Masters de 1993. O corpo foi projetado com “punhos de bola de fogo dupla.” Se o braço esquerdo da figura fosse levantado, o braço direito iria voltar para trás. O braço esquerdo poderia então ser solto, fazendo com que o braço direito saltasse para a frente em um movimento de perfuração, no verso do blister mostra o movimento.

Guile

Guile (v1)

Guile foi lançado na série 12 em 1993 como parte dos lutadores da Capcom de Street Fighter. Os bonecos de SFII foram numerados de 1 á 12, e Guile foi o terceiro boneco da serie a ser produzido no ano, no período de fabricação ao mercado ate 1994.

Acessórios:
Guile “Special Forces Fighter” (Primeira Versão): veio com duas armas pretas, um lançador de míssil laranja (de mola), um escudo preto (anexo ao lançador de mísseis), dois mísseis preto, uma faca preta, um gancho amarelo brilhante, corda preta e uma base de fixação de segurança.
Um gancho (que pode ser separados em duas partes que o compõem).
Exceto para o gancho, corda, e lança-mísseis, todos acessórios da Guile veio ligado a um plástico “árvore” na cartela para serem destacados.
Guile (Segunda Versão): Todo o molde de Guile foi usado para criar o Guile (v2) em 1993, apenas com uma nova cor adicionada, ou seja, a cor do Player 2 igual ao SFIICE, no entanto o boneco foi adicionado no veículo Sonic Boom Tank como personagem exclusivo.
Guile (Terceira Versão): foi adicionado no helicóptero Heli Fighter como personagem exclusivo e recebeu novas cores ao seu uniforme tradicional.

Em Base de:
Enquanto a cabeça de Guile era nova, o molde do peito era de Road Pig de 1988, os braços eram de Dusty & Sandstorm de 1991 e da cintura e as pernas eram de Roadblock (v2) de 1986.

Chun-Li

Chun-Li foi liberada em 1993 como parte da Capcom Street Fighter 2, com a serie 12 de GI Joe. Chun-Li foi a número 4 da fabricação.
Ela foi interrompida internamente em 1994.

Acessórios:
Chun-LiKung Fu Fighter” (Primeira Versão): veio com três espadas amarelas diferentes, uma faca amarela, duas garras amarelas, nunchuks amarelo, e um carrinho amarelo da figura.
Chun-Li (Segunda Versão): veio sem acessórios e foi adicionada no veículo Beast Blaster como personagem exclusivo junto com o Blanka. Chun-Li recebeu a segunda cor, vermelho e laranja, fazendo lembrar a cor de SFIICE do Player 2.
Chun-Li Xiang” (Terceira Versão): foi lançada em 1994 como parte da linha do filme Street Fighter: A Última Batalha, ganhou seu traje oficial de lutadora de SF, veio com uma saia de feltro azul, um guandao de prata, um machado de prata, dois Tekko prata, uma faca de prata e um suporte de prata.

Em Base de:
Enquanto a cabeça de Chun-Li era nova, o resto de Chun-Li foi criado usando o molde de Scarlett (v2) de 1993. Todo o molde de Chun-Li também foi usado para criar a outra Chun Li de 1993. O corpo de Chun-Li foi projetado com um “pontapé de remoinho”. A perna direita de mola de Chun-Li pode ser empurrada para trás, então solta, fazendo com que ela salte para frente em um movimento de chute, no verso do blister mostra o movimento.

Blanka

Blanka foi liberado em 1993 como parte da Capcom Street Fighter 2, com a serie 12 de GI Joe. O Blanka foi o número 5 fabricação.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
Blanka “Jungle Fighter” (Primeira Versão): vem com dois rifles roxos, uma faca roxa, um lançador de mísseis laranja (carregado de mola, realmente disparado), dois mísseis roxos, um gancho de luta preto, uma corda preta, e um suporte de figura roxa.
O gancho pode ser separados em duas partes que o compõem, exceto para as luvas de boxe, gancho, corda preta e lança-mísseis, todos acessórios da Blanka veio ligado a um plástico “árvore” na cartela para serem destacados.
Blanka “Bio Warrior” (Terceira Versão): foi lançado em 1994 como parte da linha do filme Street Fighter: A Última Batalha, foi que mais ganhou características ao ambiente do filme, veio com um bastão marrom e uma câmara cryo verde, esta versão veio com o molde do antecessor de 1993 com um novo corpo e não tem articulação nos joelhos, ganhou a cor do jogo SFIICE como Player 2.
Blanka (Segunda Versão): foi adicionado em 1993 no veículo Beast Blaster como personagem exclusivo e recebeu uma nova cor, assim como a primeira versão do personagem, a segunda também não segue os pelos no peito, diferente da terceira versão que acompanha este detalhe.

Em Base de:
Enquanto Blanka tinha uma nova cabeça, o peito, braços, cintura e pernas foram originalmente usados em base do personagem Road Pig de 1988.

M.Bison

Bison foi liberado na serie 12 dos Gi Joe’s em 1993, como parte do elenco da Capcom de Street Fighter II, foi o número 6 fabricação da serie 12 GI Joe. Algumas versões de Bison vieram com almofadas de prata no ombro entre outros detalhes, da versão normal, assim como Jean-Claude Van Damme, Bison possui vários bonecos.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
Bison (Primeira Versão): veio com um rifle preto, uma metralhadora preta, uma pistola preta, um lançador de mísseis verde (carregado de mola, realmente disparado), dois mísseis pretos, um gancho de luta laranja, uma corda preta e um suporte de figura preto. Com exceção do gancho, corda e lançador de mísseis, todos os acessórios de Bison vinham anexados a uma “árvore” plástica, para serem destacados.
Bison (Segunda Versão): ganhou uma nova cor (verde piscina), fazendo lembrar o Player 2 de SFIICE. Foi adicionado como personagem exclusivo ao veículo Crimson Cruiser da coleção GI Joe Street Fighter, infelizmente não acompanha armamentos.
O General Bison (Terceira Versão): foi lançado em 1994 como parte da linha do filme Street Fighter Official (Street Fighter: A Última Batalha), ganhou duas versões com capas, tendo variações nas cores vermelha e preta. O Bison também ganhou uma versão exclusiva, um Pack contendo o Coronel Guile (Jean-Claude Van Damme) & General M.Bison, chamado de “Ultimate Fight ! General M. Bison“, possui duas espadas pretas, dois garfos negros, uma faca preta, um machado preto, uma foice preta, e uma base de batalha cinza e bronzeado, com o logo da Shadowloo.
BisonEvil Grand Master” (Quarta Versão): além de não possui acessórios, foi adicionado como personagem exclusivo na base Shadowloo Headquarters em 1994 e ganhou o uniforme preto.
Bison & Ken fabricados na China e embalados na Argentina, com o nome Brigada Resgate.

Em Base de:
Enquanto o Bison tinha uma nova cabeça, o peito e os braços foram originalmente usados como cópia do boneco Hardball de 1988, já a cintura e pernas foram originalmente usados na cópia de Destro (v3) de 1992.
O General M. Bison foi criado em cima do chefe de Bison em 1993 e um novo corpo. O corpo foi compartilhado com o Ultimate Fight! O General M. Bison de 1994 e o General Bison de 1994.

E.Honda

honda-v1

Edmond Honda foi liberado em 1993 como parte do jogo Street Fighter 2 da Capcom. Foi o número 7 da fabricação da serie 12 GI Joe.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

A Controvérsias:
Esta foi a única versão de E.Honda lançada, o que seria apenas a vermelha com a branca, ou seja, segunda versão. Uma versão de filme de Street Fighter Movie de E.Honda foi lançado em 1994, a primeira versão, mas as figuras de Street Fighter Movie não são consideradas figuras de G.I.Joe.

Acessórios:
E.HondaSumo Wrestler” (Primeira Versão): veio com um mawashi azul, duas espadas azul escuro, um machado azul escuro, uma foice azul escuro, uma faca larga azul escuro, duas facas de duelo azul escuro e uma figura azul escuro.

E.HondaSumo Wrestler” (Segunda Versão): veio com o visual do Player 2 de SFIICE, com um mawashi “saia” branco e vermelho, duas espadas pretas, uma faca preta, uma foice preta, um garfo preto e um suporte preto.

Em Base de:
O corpo de Edmond Honda é totalmente original, nenhuma peça foi tirada de outras figuras e nenhuma parte foi reutilizada. O corpo foi projetado com uma ação de artes marciais “Hundred Hand Slap”. As pernas de E.Honda podiam ser apertadas juntas, fazendo com que a cabeça da figura caísse em uma ação de cabeça e bunda.

Dhalsim

dhalsim-versao-1

Dhalsm foi liberado em 1993 como parte da Capcom Street Fighter 2, com a serie 12 de GI Joe. Dhalsim foi a número 8 da fabricação.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
DhalsimYoga Fighter” (Primeira Versão): veio com um arco roxo, uma espada roxa, um machete roxo, uma foice roxa, duas facas roxas e um suporte de figura roxa.
DhalsimYoga Fighter” (Segunda Versão): foi lançado em 1994 como parte da linha do filme Street Fighter: A Última Batalha, veio com um jaleco branco de laboratório, um lançador de mísseis azul, um míssil de ouro, duas espadas de ouro, uma grande besta de ouro, uma pequena besta de ouro, um escudo de antebraço cravado de ouro, uma faca de ouro e um estande de ouro.

Em Base de:
O corpo de Dhalsim é inteiramente original, nenhuma parte foi tirada de outras figuras e nenhuma parte foi reutilizada. O corpo foi projetado com uma ação de artes marciais “Punho de Fogo” (Fire Fist). O braço direito de Dhalsim podia ser empurrado para trás, então solto, fazendo com que ele saltasse para a frente em um movimento de corte superior.

Zangief

zangief-versao-1

Zangief foi liberado em 1993 como parte da Capcom Street Fighter 2, com a serie 12 de GI Joe. Zangief foi a número 9 da fabricação.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
ZangiefRussian Bear Wrestling” (Primeira Versão): veio com três rifles laranja, um lançador de mísseis laranja (carregado de mola, na verdade disparado), dois mísseis laranja, corda preta, um gancho de luta laranja, e um suporte de figura laranja.
ZangiefRussian Bear Wrestling” (Segunda Versão): lançado em 1994, veio com um lançador de mísseis preto, dois mísseis de ouro, dois rifles de ouro, uma faca de ouro e um estande de ouro.

Em Base de:
Enquanto a cabeça de Zangief era nova, o peito e os braços eram de Gnawgahyde de 1989, a cintura e as pernas eram de B.A.T. (v2) de 1991. Zangief “Segunda Versão” utilizou o corpo de Road Pig de 1988.

Vega

Vega foi liberado em 1993 como parte da Capcom Street Fighter 2, com a serie 12 de GI Joe. Vega foi a número 10 da fabricação.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
Vega Spanish Ninja” (Primeira Versão): veio com duas espadas de ouro, um machado de ouro, uma faca de ouro, duas facas de duelo de ouro, uma foice de ouro e uma figura de ouro.
VegaSpanish Ninja” (Segunda Versão): lançado em 1994, veio com uma máscara branca, duas espadas de prata, duas garras de prata, nunchucks de prata e um suporte de prata. Vega recebeu seu uniforme tradicional de luta a série SF.

Em Base de:
Enquanto Vega tinha uma cabeça original, o resto da figura foi criada usando o molde de Banzai de 1993. O corpo foi projetado com uma ação de artes marciais “Matador Mash”. O corpo superior de Vega podia ser torcido de volta para a direita, depois solto, fazendo-o saltar para a frente em um movimento de pancada.

Balrog

Balrog (v1)

Balrog foi lançado como parte da linha Street Fighter da Capcom, um empate com o filme Street Fighter da época e foi o décimo primeiro boneco da serie a ser produzido no ano.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
Balrog “Heavy Weight” (Primeira Versão): de 1993, veio com uma mochila marrom, duas luvas de boxe azuis, um lançador de mísseis vermelho, um míssil preto, um rifle traseiro e um suporte preto. Seu lançamento segue no primeiro blister promocional do filme Street Fighter: A Última Batalha.

BalrogHeavy Weight Boxer” (Segunda Versão): de 1994, veio com duas luvas vermelhas de boxe, duas espingardas pretas, uma faca preta, um lançador de míssil de laranja (de mola, realmente disparados), dois mísseis preto, um gancho preto luta, uma corda preta, e uma figura suporte preto. O gancho pode ser separados em duas partes que o compõem, exceto para as luvas de boxe, gancho, corda preta e lança-mísseis, todos acessórios da Balrog veio ligado a um plástico “árvore” na cartela para serem destacados.

Em Base de:
Balrog foi criado usando a cabeça do jogo de luta SFII, ou seja, recebeu uma cabeça única, portando foi modelado em cima do corpo de Big Boa de 1987 para a segunda versão, usando os braços, peito, cintura e pernas. No caso da primeira versão, foi usado o corpo do soldado Salvo de 1990.

Sagat

Sagat foi liberado em 1993 como parte da Capcom Street Fighter 2, com a serie 12 de GI Joe. O Sagat foi o número 12 fabricação.
Período de fabricação no mercado ate 1994.

Acessórios:
Sagat “Thai Fighter” (Primeira Versão): veio com três espadas roxas, nunchucks roxas, uma faca roxa, duas garras roxas, e um suporte de figura roxa.
Viktor Sagat “Evil Warlord Gangster” (Terceira Versão): foi lançado em 1994 como parte da linha do filme Street Fighter: A Última Batalha, ganhou a cor do jogo SFIICE como Player 2 e recebeu o nome do filme Viktor.
Viktor Sagat Evil Warlord Gangster (Segunda Versão): foi adicionado em 1993 no veículo Devastator como personagem exclusivo e não acompanha acessórios, apenas recebeu uma nova cor.
Sagat: também é encontrado na versão Brigada Resgate, junto com os personagem, Bison, Ken, Sagat, Lutador Marcial (Samurai) & Sargento Braço Forte.

Em Base de:
O corpo de Sagat é inteiramente original, nenhuma parte foi tirada de outras figuras e nenhuma parte foi reutilizada. O corpo foi projetado com uma ação das artes marciais “costeleta tailandesa” (Thai Chop). O braço direito de Sagat podia ser abaixado causando o aumento do braço esquerdo. Quando o braço direito foi solto, o braço esquerdo desceu em um movimento de corte.

Guile (Jean-Claude Van Damme)

Guile foi o personagem que obteve mais personagens na coleção, com muitas variações e modelos, foi lançando em 1994 & 1995, infelizmente nenhuma cartela ou blister contem o nome Jean-Claude Van Damme, apenas sua imagem, sendo que todo o corpo é baseado no personagem Guile de Street Fighter II, não a confirmação sobre os direitos autorais sobre seu nome na serie GI Joe com SF.
Uma versão de protótipo do Coronel Guile do Street Fighter Heli-Fighter apareceu na Hasbro 1995 Pre-Toy Fair Catalog. A diferença mais óbvia é o uso da cabeça Van Damme estilo ao invés do original G.I.Joe Street Fighter Guile cabeça. Observe que a figura de Guile ilustrada nunca foi produzida na galeria, como o “Primeiro Blister”. O molde foi usado para criar um uniforme diferente para o pacote de dois, enquanto a cor da figura de pré-produção assemelha-se muito à do G. I.Joe Street Fighter Guile de 1993. A evidência adicional que este é um mockup do pacote adiantado (General M.Bison vs Colonel “Gulie”) é os fatos que os nomes do caráter foram invertidos e que Guile foi soletrado erradamente “Gulie.”
Note que a imagem na galeria, “Variados” mostra maquetes iniciais das figuras de Guile lançadas. Na realidade são desconhecidos, eles foram criados simplesmente como tipografia ou layout de um produto similar aos varejistas ou se os números foram pretendidos original a serem liberados com estes moldes.

As Versões:
Sonic Boom GuileSpecial Forces Commander” Guile foi lançado em 1994 como parte da linha Street Fighter Official (Street Fighter: A Última Batalha), veio com duas espadas cinzentas, um machado cinzento, uma faca cinzenta, uma foice cinzenta, dois garfos cinzentos, e um carrinho cinzento. Algumas figuras tinham uma linha de cílios pintada acima da pupila, enquanto outras não, esta versão possui a cor oficial de Guile de Street Fighter, recebeu no blister o nome “Spring Action Sonic Boom Punch“. Sonic Boom Guile foi criado usando todos os novos moldes. O molde inteiro foi compartilhado com o Ultimate Fight! Guile de 1994, enquanto a cabeça também foi usada para Arctic Assault Guile de 1994, Navy S.E.A.L. Guile de 1994, Nightfighter Guile de 1994, Paratrooper Guile de 1994 e Rock Trooper Guile de 1994,
Navy S.E.A.L. GuileUnderwater Attack Commando” veio com um capacete preto, duas nadadeiras pretas, uma mochila azul com um rifle de água azul e esguicho conectado por uma mangueira amarela, um rifle de prata e uma barracuda de prata. Guile estava disponível com tiras pretas ou cintas amarelas. Além disso, as tiras pretas Guile poderia ser encontrado sem ou sem uma linha de cílios pintados acima dos olhos. Esta versão veio com varias versões “Navy S.E.A.L. Guile CardedSquirting Walter Master” com pequenas diferenças nas cores, mostrada nos blister’s.
Colonel GuileSpecial Forces Commander” lançado em 1994 como parte da linha do filme Street Fighter Official (Street Fighter: A Última Batalha), um empate com o filme Street Fighter, sua camisa mostra o logo A.N. (Nações Unidades) igual do filme. Um pacote com dois personagens foi fabricado, com o General M. Bison, The Ultimate Fight !. O coronel Guile compartilha todos os seus acessórios com o general M. Bison. Estas são duas espadas pretas, dois garfos negros, uma faca preta, um machado preto, uma foice preta e uma base de batalha cinza e bronzeado, recebeu o nome no blister como “Shadowloo Battle Base for Figures“. Seu corpo foi baseado no personagem Wet Suit (v3) de 1992.
Arctic Assault GuileArctic Forces Commander” veio com uma mochila marrom, dois esquis brancos, um lançador de mísseis de ouro, dois mísseis pretos e uma bóia verde pálido. Recebeu o nome no blister como “Arctic Bazooka Master Shots” como soldado das neves, seu corpo foi baseado no personagem Blizzard de 1988.
Nightfighter GuileNight Recon Commando” veio com um capacete preto, um arco de prata, dois mísseis pretos, um rifle de ouro, uma espada de ouro e um estande de ouro. Recebeu o nome no blister “Bow and Arrowe Shoots“e seu designer foi baseado no Snake Eyes (v4).
Rock Trooper GuileMountain Assault Specialist” veio com uma mochila preta, um lançador de mísseis preto, dois mísseis de azeite, um rifle de azeitona, uma águia marrom e um carrinho de oliveira. O corpo do Guile foi baseado no personagem Dusty & Sandstorm (v3) e recebeu o nome no blister de “Hayley Cannon Shoot“.
Paratrooper GuileAir Assault Trooper” O pára-quedista Guile veio com um capacete preto ou branco, uma máscara preta, uma mochila preta, um cinturão negro, um pára-quedas branco com corda, um rifle de prata e um suporte de prata. Guile veio com caras verdes pintadas ou pintadas de marrom. além disso, Guiles com chaps verdes veio com um capacete preto, enquanto Guiles com chaps marrom veio com um capacete branco. Algumas figuras tinham uma linha de cílios pintada acima da pupila, enquanto outras não. Guile foi baseado no personagem Ace (v2) e recebeu no blister o codename “Machute Really Works

Guile / Boneco

guile-boneco

Coronel Guile foi lançado em 1994 em concorrência com Street Fighter: The Movie e os brinquedos do filme Street Fighter em escalas menores, ou seja, os tradiconais GI Joe’s, Guile apareceu com uma nova imagem e tamanho (1/6), assim como outros personagem vieram na seguida, como Ryu, Blanka e Bison. Os bonecos não fizeram sucesso e logo saíram do mercado rápido.

Acessórios:
Guile com um casaco de batalha de camuflagem, calças de camuflagem, um par de botas pretas, uma espada negra, uma adaga de prata, quatro granadas verdes, uma dog tag de prata e um suporte roxo.

Guile / Bison apareceu com uma imagem duvidosa, sua caixa exibe seu nome Colonel Guile “Special Forces Commander” e seu visual é Bison. Este é um protótipo não produzido M. Bison do Street Fighter Filme oficial a linha de brinquedo. Originalmente só Coronel Guile foi produzido para esta linha e por razões desconhecidas o resto da linha nunca foi feita. Os caracteres são mostrados na parte de trás de cada caixa da amostra, mas nunca foram produzidos. A legitimidade da figura foi verificada pela AFA e pela CIB. CIB e AFA autenticado que este é um Hasbro de fábrica original, caixa selada e por padrão é um protótipo genuíno original. A caixa foi classificada e encontrada para ser uma caixa de amostra.

Acessórios:
O exterior da caixa é uma caixa selada de fábrica do coronel Guile. O conteúdo do interior são de fábrica mock ups que nunca foram produzidos para esta figura com esta variação. Variações estão na cor, vestuário e variedade de acessórios são muito diferentes da versão final em massa produzida. O (Bison) tem uma capa azul, uma espada de prata, uma placa de prata do peito, um traje vermelho contínuo, um carrinho roxo e as armas de prata que são toda a bolha da fábrica selada à inserção interna da surpresa do pônei.

Cammy GI Joe ? & Zangief Exclusivo !

custom

Algumas coisas ficaram de fora e não tiveram explicações por estarem ali, quem nunca reparou nas caixas dos veículos Heli Fighter (Helicóptero) & Shadowloo Headquarters (Quartel General) a lutadora Cammy de Super Street Fighter II pilotando e atirando. (Cammy em custom ao site Master Collector). Um Zangief diferente feito em custom, com os mesmo moldes dos Comandos em Ação, esta disponível a todos ao site: (Og13) para os fãs da serie (Créditos ao customizador Tim 121RVC).

Coleção de Metal

A novidade da Hasbro após o GI Joe, foi o lançamento em 1994 com as peças, os bonecos em metal, o que seria apenas estatuetas de estantes, a linha seguiu com os 12 primeiros lutadores de Street Fighter II da Capcom, infelizmente não consta os personagens de SSFII, já que no blister segue o mesmo slogan do antecessor com as artes produzidas em 1993. Os bonecos dessa versão vieram pintados a mão e destacam seus backgrounds (cenários) nas cartelas. A linha logo saiu do mercado, pois seu visual não foi bem aceito ao publico.

Autor: Roger Silva
Referência: Wikipédia, WikiaMinias, Joe DiosHalf Battle, His Tank, 3D Joes, Capcom Unity, GiphyYo Joe Brazil & Yo Joe.

Outras Fabricantes em Actions Figures
Hasbro Gi Joe / Sota Toys / ResaurusKids Logic / Storm Collectibles / Bishoujo Kotobukiya / Neca Toys / Play Arts Kai / Toy Bis / Pop Culture Shock / S.H.Figuarts Bandai / Hello Kitty / Ensky / Yamato / Megahouse / Kaiyodo / Figuax / Jazwares / Brinquedos Anjo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*